Maria de Fátima Gomes
Oferece serviços remotos. Sede em Lisboa, Alenquer
Perfil Básico
Maria de Fátima Gomes
Licenciatura: Estudos Portugueses e Ingleses (FLL): 14 valores.
Mestrado: Literatura Moderna e Contemporânea (UCP): 17 valores.
Situação atual: aposentada em finais de 2013, antecipadamente.
Experiência: 12 anos a trabalhar numa empresa, em contabilidade, e 26 anos a ensinar Português (3º ciclo e secundário); lecionação de Inglês até terminar o Estágio Pedagógico (3º ciclo). Refiro as escolas Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Secundária de Francisco Franco, ambas no Funchal. Lecionei apenas nestas duas, durante e após o Estágio Pedagógico.
Ensino de Português a estrangeiros: 2 anos na E. P. Lusitanaforma, no Funchal, e aos alunos estrangeiros matriculados nas turmas das escolas em que lecionei.
Orientação de Estágio: 4 anos, com três universidades (UCP, FLL e UMa).
Coordenadora de um Projeto Educativo Europeu Comenius Ação I (PEE): 3 anos. Neste, integrava-se uma escola norueguesa (em Molde), uma checa (em Prerov) e uma Grega (em Karamotti). Trocávamos jornais de parede, de dois em dois meses, em inglês, um tema comum para cada fase, discutido com os alunos e os professores coordenadores do projeto. Este denominava-se COME ON - Comenius Open Mind Education through Our Newspapers. A ideia era a de tomarmos consciência do que tínhamos em comum e de diferente, a partir da mesma fonte (exs.: "As nossas casas", "A nossa água"...)
Centralizo o ensino no aluno à medida que trabalhamos os domínios da leitura, da escrita, da oralidade (falar e ouvir) e do funcionamento da língua. Direciono a aprendizagem curricular para as competências relacionadas com os valores da cidadania, fundamentalmente, a responsabilidade, a autonomia, a cooperação, o espírito crítico... Deste modo, o trabalho desenvolvido exige que o aluno se envolva, se comprometa, se autoavalie acerca das diferentes atividades assim como na reformulação das mesmas, seguindo as orientações dadas.
Trata-se, pois, de um ensino que se pretende de crescimento consciente e duradouro, algo que vai acontecendo gradualmente ao longo do trabalho de equipa: professora - aluno (a). Isso revela-se a pouco e pouco na compreensão, na interpretação, na reflexão após uma pesquisa, por exemplo... . A par e passo vai sendo notória uma melhoria considerável, manifestada em diferentes situações da formação pessoal: no âmbito do saber ser, do saber estar e do saber fazer, saberes essenciais a qualquer cidadão dos nossos dias.
Acrescente-se que a boa nota nos exames é o prémio pelo percurso do estudante que se deixou assim entusiasmar, que quis compreender as suas dificuldades e ultrapassá-las... Colocou como objetivo o aprender e o crescer enquanto estudava, e não apenas passar no exame ou prova de outra natureza.
Mestrado: Literatura Moderna e Contemporânea (UCP): 17 valores.
Situação atual: aposentada em finais de 2013, antecipadamente.
Experiência: 12 anos a trabalhar numa empresa, em contabilidade, e 26 anos a ensinar Português (3º ciclo e secundário); lecionação de Inglês até terminar o Estágio Pedagógico (3º ciclo). Refiro as escolas Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Secundária de Francisco Franco, ambas no Funchal. Lecionei apenas nestas duas, durante e após o Estágio Pedagógico.
Ensino de Português a estrangeiros: 2 anos na E. P. Lusitanaforma, no Funchal, e aos alunos estrangeiros matriculados nas turmas das escolas em que lecionei.
Orientação de Estágio: 4 anos, com três universidades (UCP, FLL e UMa).
Coordenadora de um Projeto Educativo Europeu Comenius Ação I (PEE): 3 anos. Neste, integrava-se uma escola norueguesa (em Molde), uma checa (em Prerov) e uma Grega (em Karamotti). Trocávamos jornais de parede, de dois em dois meses, em inglês, um tema comum para cada fase, discutido com os alunos e os professores coordenadores do projeto. Este denominava-se COME ON - Comenius Open Mind Education through Our Newspapers. A ideia era a de tomarmos consciência do que tínhamos em comum e de diferente, a partir da mesma fonte (exs.: "As nossas casas", "A nossa água"...)
Centralizo o ensino no aluno à medida que trabalhamos os domínios da leitura, da escrita, da oralidade (falar e ouvir) e do funcionamento da língua. Direciono a aprendizagem curricular para as competências relacionadas com os valores da cidadania, fundamentalmente, a responsabilidade, a autonomia, a cooperação, o espírito crítico... Deste modo, o trabalho desenvolvido exige que o aluno se envolva, se comprometa, se autoavalie acerca das diferentes atividades assim como na reformulação das mesmas, seguindo as orientações dadas.
Trata-se, pois, de um ensino que se pretende de crescimento consciente e duradouro, algo que vai acontecendo gradualmente ao longo do trabalho de equipa: professora - aluno (a). Isso revela-se a pouco e pouco na compreensão, na interpretação, na reflexão após uma pesquisa, por exemplo... . A par e passo vai sendo notória uma melhoria considerável, manifestada em diferentes situações da formação pessoal: no âmbito do saber ser, do saber estar e do saber fazer, saberes essenciais a qualquer cidadão dos nossos dias.
Acrescente-se que a boa nota nos exames é o prémio pelo percurso do estudante que se deixou assim entusiasmar, que quis compreender as suas dificuldades e ultrapassá-las... Colocou como objetivo o aprender e o crescer enquanto estudava, e não apenas passar no exame ou prova de outra natureza.
Portefólio
Outros serviços proporcionados por Maria de Fátima Gomes