Quanto custa um serviço de analista de clipping na Zaask 10€ - 35€ /h
O serviço de clipping é uma monitorização de conteúdo jornalístico feito mediante o pedido de clientes. O ou a especialista de clipping faz uma espécie de "recorte" de notícias sobre determinados temas. Este serviço também inclui análise do conteúdo seleccionado, opinião editorial e documentação.
Esta monitorização de informação é um serviço bastante específico, podendo servir agentes como organizações governamentais, grupos privados e profissionais de relações públicas ou assessoria de imprensa. O valor para contratar um/a especialista ou empresa de clipping pode variar entre 10€ e 35€ por hora, sendo o custo médio de 22€/h.
Clipping de web
Tendo começado como um serviço de recorte de notícias, o clipping evoluiu com o avanço das tecnologias de informação. Hoje, especialistas de clipping fazem também a monitorização de informação produzida em televisão, rádio e na web. Este último é um serviço mais barato devido à facilidade de cobertura e também de arquivo. Contudo, este tipo de clipping deixa escapar muita informação produzida fora da web. Dependendo do objectivo do ou da cliente, esta monitorização pode ou não ser suficiente.
Clipping de imprensa, televisão e rádio
Cobrir a imprensa, televisão e rádio tem um custo acrescido para o cliente devido à maior complexidade de cobertura e arquivo de informação.
No caso da imprensa, os e as especialistas têm de ter acesso físico aos jornais e revistas. Para além disso, para arquivar a informação seleccionada, precisam de digitalizar as peças ou recorrer a outra forma de cópia. É um processo mais trabalhoso por comparação à monitorização de informação na Internet.
Já a cobertura de notícias produzidas em televisão e rádio é um processo ainda mais complexo no que toca ao registo da informação para o ou a cliente. Nestes casos, o ou a especialista de clipping tem de saber usar programas de edição de vídeo ou áudio para cortar as peças de informação escolhidas. Estes serviços tornam-se mais caros por este motivo.
Número de clippings
Por norma as empresas ou especialistas cobram um valor base pelo serviço e, à parte, o custo de cada clipping (peça de informação). Alguns podem oferecer o valor base ao cliente, mas o que realmente conta é o número de peças encontradas para determinado tema.
Verifique se certas empresas ou especialistas não oferecem um desconto para a monitorização de mais do que um tema. Muitos podem disponibilizar pacotes de cobertura para mais do que um meio.
Número de meios monitorizados
Quanto mais meios necessitar de analisar, mais caro será o serviço. Pode tentar negociar algum desconto como não pagar o valor base pelo serviço, ou seja, apenas pagar por cada clipping.
Tipo de clipping
O serviço de clipping é primeiramente uma selecção de informação jornalística sobre determinados temas. No entanto, os e as especialistas podem fazer mais do que um recorte de notícias. É possível, por exemplo, requerer uma análise da informação encontrada ou uma opinião editorial por um valor acrescido.
Empresas ou especialistas nacionais ou regionais
Empresas ou profissionais que trabalham a nível nacional cobram mais pelo serviço de clipping do que especialistas regionais. Aqueles que cobrem todo o país têm acesso a mais meios de comunicação, mas a cobertura da imprensa local não é tão aprofundada. Esta pode ser uma desvantagem para o cliente, dependendo do seu objectivo.
Cobertura internacional
A cobertura internacional apresenta-se como um acréscimo no custo do serviço porque envolve monitorização de órgãos de comunicação social noutra língua e, consequentemente, num mercado menos familiar para o ou a especialista de clipping.
Faça o seu pedido sem compromisso
Preencha um breve questionário explicando-nos aquilo de que necessita.
Receba vários orçamentos grátis
Compare as diferentes propostas, perfis, portefólios e avaliações.
Realize o seu projecto rapidamente
Converse com os e as profissionais e escolha aquele/a que melhor se adapta às suas necessidades.
- Informação sobre custosServiço de Assessoria de Comunicação?Relações Públicas
- Poderá também gostarJornalistasRelações PúblicasEmpresas de ComunicaçãoEscritor de Press ReleasesEscritor de SlogansPromoção de VendasVer mais
- Cidades popularesLisboaPorto