Quanto custa um serviço de serviço de assessoria de comunicação? na Zaask 100€ - 5000€ /mês
A assessoria de comunicação tem como principal objectivo apresentar uma marca ou personalidade aos media de forma positiva, criando uma imagem interessante e atractiva.
Deste modo, a responsabilidade máxima de um/a assessor/a de comunicação é conhecer extremamente bem os produtos dos seus clientes e os mercados onde actuam.
Os serviços de assessoria são oferecidos por agências de comunicação e relações públicas ou profissionais independentes. Os custos de contratação dependem, sobretudo, da dimensão e do mercado do cliente. Actualmente, em Portugal, o médio de remuneração para assessoria é de € mensais, podendo oscilar entre € e €.
O cliente e o seu mercado
Os custos dos serviços de assessoria dependem consideravelmente destes dois factores. A quantidade de informação gerada por um negócio é directamente proporcional à sua dimensão e posição no mercado. A visibilidade de uma marca ou pessoa vai corresponder à probabilidade de acontecimentos negativos que possam prejudicar o negócio. Tudo isto interfere no trabalho de assessoria de comunicação, tornando-o mais complicado e volumoso.
Experiência profissional
Normalmente, um/a assessor/a de comunicação tem formação em marketing, publicidade ou jornalismo. Estas áreas dão aos profissionais conhecimentos para entender como funcionam os media, além de ferramentas para obter melhores resultados na comunicação.
A formação ou experiência profissional nestas áreas e em assessoria de comunicação constitui um factor que faz variar bastante o preço. O quão experiente e expert deve ser o profissional que contrata? Basicamente, serão os objectivos do seu negócio que irão determinar o que deve procurar no mercado.
Especialização de mercado
As agências de comunicação e profissionais independentes que se especializam em algum mercado pedem valores de remuneração mais altos. A especialização dá mais qualidade aos serviços, pois os seus profissionais possuem mais conhecimentos sobre uma determinada área, o que se transforma numa grande vantagem para qualquer cliente.
Contratar freelancer ou agência
A grande diferença entre freelancer e agência não é, de todo, a qualidade do serviço, mas o número de pessoas disponíveis para um cliente. O número de assessores/as colocados num projecto dependerá da sua dimensão. Logo, as grandes empresas poderão beneficiar muito mais dos serviços de uma agência de comunicação e relações públicas.
Pacotes de serviços
O trabalho de assessoria para o exterior consiste em divulgar informações relevantes, positivas sobre produtos, serviços e eventos. Internamente, um/a assessor/a pode ajudar na elaboração de planos para resolver pontos negativos do negócio para, no futuro, poder promover as partes positivas.
A quantidade de trabalho dependerá das necessidades de cada cliente. Por exemplo, ao contratar um/a assessor/a para um serviço de divulgação de um evento, não pode esperar que este/a cubra todos os aspectos do seu negócio que necessitam de ser trabalhados.
Localização do serviço
Como a dimensão de um negócio, a morada de quem contrata os serviços de assessoria de comunicação inflaciona os valores. O custo médio sobe nos grandes centros urbanos, onde o trabalho do/a assessor/a de comunicação pode ser mais exigente. O nível de concorrência é quase sempre maior nas zonas mais urbanizadas, o que obriga a uma análise constante dos concorrentes e criação de mais estratégias de comunicação.
Faça o seu pedido sem compromisso
Preencha um breve questionário explicando-nos aquilo de que necessita.
Receba vários orçamentos grátis
Compare as diferentes propostas, perfis, portefólios e avaliações.
Realize o seu projecto rapidamente
Converse com os e as profissionais e escolha aquele/a que melhor se adapta às suas necessidades.
- Informação sobre custosAnalista de ClippingRelações Públicas
- Poderá também gostarJornalistasRelações PúblicasAnalista de ClippingEscritor de Press ReleasesEscritor de SlogansPromoção de VendasVer mais