Quanto custa um serviço de Gestão de Condomínios na Zaask 5€ - 15€ /mês/fração
Exemplos de Projetos:
- Tipo de condomínioCondomínio particular
- Tipo de serviço pretendidoGestão corrente (pagamentos), limpeza de áreas comuns e recolha diária de lixo
- Nº de frações habitacionais18
- Nº de edifícios no condomínioMenos de 10
- Tipo de condomínioCondomínio particular
- Tipo de serviço pretendidoGestão corrente (pagamentos)
- Nº de frações habitacionais10
- Nº de edifícios no condomínioAté 3
- Tipo de condomínioCondomínio particular
- Tipo de serviço pretendidoGestão corrente (pagamentos),limpeza de áreas comuns , apoio jurídico, portaria, segurança e jardinagem
- Nº de frações habitacionais50
- Nº de edifícios no condomínio7 - 10
Uma empresa de gestão de condomínios pode ser de especial utilidade para os prédios de maior dimensão que não podem ou não querem ter um responsável interno. Gerir moradias, apartamentos, espaços comerciais e outros imóveis não é tarefa fácil, sendo uma das soluções mais indicadas contratar um serviço de administração de condomínios.
São muitos os fatores que afetam os preços de um serviço de gestão de condomínio. O custo mínimo por mês ronda os 5€ por cada fração e o máximo os 15€ por cada fração. O valor médio anda à volta dos 7€ mensais por cada fração.
Administração de condomínios: preços
Serviço | Preço |
Administração de condomínios condomínios simples, sem espaços exteriores comuns | 5-9€/fração/mês |
Gestão de condomínio com piscina e jardim comum | 8-15€/fração/mês |
Gestão de alojamentos turísticos | 10% a 20% da receita |
Tabela de preços de administração de condomínios de referência.
Funções de uma ou um administrador de condomínios
Como uma casa que tem uma governanta que supervisiona todas as necessidades do espaço, as empresas de gestão de condomínios tomam conta de prédios conjuntos. Em cada condomínio está uma pessoa que assume a função de administrador ou administradora.
Por exemplo, num prédio, esta pessoa administra, grosso modo, a manutenção de espaços comuns, a gestão de despesas e a coleta de quotas. Mas as suas funções vão muito além disso:
- Convocar e moderar assembleias de condóminos
- Elaborar o orçamento de cada ano
- Verificar a existência de seguro contra o risco de incêndio
- Cobrar as receitas e efetuar as despesas comuns
- Representar o grupo de condóminos perante autoridades administrativas
- Assegurar a execução do regulamento do condomínio
- Gerir serviços essenciais para o condomínio, bem como reparações e manutenções
Serviços: tabela de preços de condomínios
Serviço | Preço médio |
Porteiro/a 40 h semanais | 665€/mês |
Limpeza de condomínio | 11€/h |
Limpeza de manutenção da piscina 70m² | 350€ |
Jardinagem | 15€/h |
Pintura de fachadas | 6500€ |
Apoio jurídico | 60€/h |
Revisão e inspeção de elevador - pontual | 150€ |
Como escolher uma boa empresa de gestão de condomínios?
A figura da administradora ou do administrador é essencial para qualquer condomínio residencial ou comercial. Contudo, a atividade desempenhada por empresas (por uma entidade de fora) não é regulada.
Recomendamos investigar as referências da empresa. Poderá fazê-lo através de pessoas e, seguidamente, verificando se a empresa está legalizada no Instituto dos Registos e do Notariado.
Tenha em consideração também que cada condomínio tem diferentes necessidades, sendo importante encontrar uma empresa que se adequa ao local.
Empresas de gestão de condomínio: gestão de alojamentos turísticos
O aumento do turismo em Portugal criou uma procura de serviços de gestão de alojamentos turísticos. Muitas empresas viram a oportunidade entraram neste mercado de arrendamento.
Os serviços disponibilizados dividem-se em 3 grupos:
- Gestão de hóspedes
- Controlo de entradas e saídas
- Limpeza do alojamento
Cada um destes grupos subdivide-se em outros, onde se incluem a gestão de reservas e cancelamentos, recepção de hóspedes, vistoria do espaço na saída, limpeza, lavandaria, manutenção, decoração entre muitas outras possibilidades.
Também aqui são várias as empresas que oferecem pacotes variados. Habitualmente, o custo da gestão de alojamentos turísticos oscila entre 10% e 20% do montante arrecadado.
Fatores que fazem variar o preço de empresas de gestão de condomínios
Uma empresa que se encarrega da administração de um condomínio ou, por exemplo, um alojamento turístico faz orçamentos de acordo com cada cliente.
Quais são os principais fatores que influenciam o cálculo dos custos do serviço?
- Número de proprietários ou frações
- Existência de porteira ou porteiro
- Serviço de limpeza
- Existência de jardim, piscina, churrasqueira e outros espaços comuns
- Número de elevadores
- Disponibilidade da ou do administrador de condomínio
- Localização do condomínio
- Número de assembleias mensais ou anuais
- Prestação de apoio jurídico
Simplificando: quanto mais condóminos, áreas, necessidades de manutenção e outros tipos de apoio a ou o administrador tiver de prestar, mais caro o serviço. A localização, isto é, se o condomínio se situa numa zona imobiliária atrativa também faz subir o montante da fatura mensal.
Número de condóminos e espaços comuns
Este é um fator de peso para o cálculo do orçamento mensal. Significa que o trabalho de administração do condomínio aumenta na mesma medida que o número de proprietários e espaços comuns, como piscina e jardins, pois exigem manutenção.
Porteira ou porteiro e serviço de limpeza
Em Portugal, é muito comum que o ou a porteira seja também responsável pela limpeza do espaço. Porém, em prédios estas funções poderão ser divididas por profissionais diferentes.
Normalmente, é a empresa de gestão de condomínios que fica responsável por contratar o ou a porteira ou os serviços de limpeza e por gerir estes pagamentos.
Localização do condomínio
A localização do imóvel pode afetar o preço dos serviços de gestão do condomínio. Nas regiões onde as rendas são mais altas (por exemplo, centro de Lisboa) o custo de arrendamento é mais elevado.
Como a maioria dos serviços, o custo de mensal de gestão de condomínios, limpeza e manutenção acaba por ser mais elevado.
Fundos de maneio da gestão de condomínios
Algumas empresas podem solicitar aos proprietários uma quantia de reserva destinada a reparações urgentes. Por exemplo, se um elevador avariar, a ou o administrador não terá (dependendo do custo de reparação) de recolher o montante de todos os condóminos.
Geralmente, o fundo de maneio é mantido com um montante fixo, frequentemente equivalente a um mês de quota de condomínio.
O contrato com a empresa de gestão de condomínios deve fixar o valor máximo que pode ser gasto numa reparação, sem ter de obter primeiro a aprovação dos proprietários. Findo o contrato, o fundo de maneio deve ser devolvido.
Conselhos para os condóminos
Decidiu contratar uma empresa de gestão de condomínios? É uma excelente solução. No entanto, como proprietário ou condómino, não se esqueça que tem o direito e dever de estar a par do que se passa no condomínio.
Sempre que houver suspeita de má gestão, qualquer condómino tem o direito de requisitar explicações e apresentação de documentos. Por lei, a ou o administrador, interno ou externo, tem de aceder ao pedido destes documentos:
- Atas de assembleias de condóminos
- Orçamentos
- Receitas, despesas e respetivos comprovativos
- Contratos (por exemplo, de luz, água, elevadores)
- Correspondência recebida e enviada
- Inventário de bens comuns do condomínio (por exemplo, bomba de água)
- Regulamento do condomínio
Frisamos também a obrigatoriedade de elaboração de um regulamento de condomínio, caso neste habitem mais do que quatro condóminos. Se não for redigido em assembleia, poderá ficar à responsabilidade da ou do administrador (interno ou externo).
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