Quanto custa um serviço de brand book na Zaask 800€ - 6000€
Um brand book é um manual de normas para a apresentação da mensagem de uma marca e utilização dos seus elementos visuais - e até sonoros. Nos primeiros estágios de desenvolvimento de um negócio ou outro tipo de projecto, é essencial dedicar tempo e dinheiro ao desenvolvimento de um brand book. É este código que, se seguido, possibilitará a construção de uma imagem sólida e, acima de tudo, reconhecível.
Normalmente, este manual de normas é criado por brand designers e designers gráficos, que, no seu dia-a-dia de trabalho, desenvolvem elementos complementares ao brand book. Como nos outros serviços de branding, os preços deste estão sujeitos a vários factores, podendo variar entre 800€ e 6000€. Actualmente, o custo médio de um brand book é de 2500€.
O que pode incluir um brand book
O guia de estilo de uma marca vem sempre com regras de como se deve aplicar e - não menos importante - de como não se deve utilizar os elementos que constituem e identificam uma marca . As regras podem abordar estes tópicos:
- Logótipo;
- Paleta de cores;
- Dimensões dos elementos;
- Tipografia;
- Assinatura;
- Iconografia;
- Ilustração;
- Posicionamento dos elementos;
- Mensagem da marca;
- Tom de voz da marca;
- Outros elementos.
Nível de detalhe
O número de elementos visuais abordados no brand book e, consequentemente, de todas as opções e regras de utilização influencia directamente o valor do orçamento. Quanto maior for o tempo despendido na conceptualização e desenvolvimento do livro da marca, mais pagará por este serviço de branding.
A área de actuação da empresa pode obrigar ao desenvolvimento de mais tópicos no brand book. Por exemplo, a comunicação de um canal de televisão necessita de regras para a linguagem escrita e falada, para além da visual e sonora. Por comparação, uma empresa que só tem presença digital não precisa de um brand book tão grande.
Pacote de branding
Os estúdios de design e freelancers oferecem pacotes de branding que incluem uma série de serviços. Por norma, o desenvolvimento do brand book em conjunto com outros elementos é mais económico. No entanto, se já tem a maior parte do trabalho, mas necessita da visão profissional para criar um “guia de estilo”, então é provável que pague mais por este serviço individual.
Contratar estúdio ou freelancer
Existem excepções, mas geralmente os e as freelancers cobram menos à hora do que um estúdio de design. O facto de ser só uma pessoa a trabalhar e de não estar associada a um espaço físico, como acontece com as agências, ajuda a reduzir os custos do serviço.
Dimensão do negócio do ou da cliente
Um brand book é destinado a startups, PMEs e grandes empresas. A dimensão do negócio vai inflacionar o orçamento, pois quanto maior e mais conhecida for uma marca, mais caro será o serviço.
Região do país
Como referido acima, o trabalho remoto ajuda a reduzir custos dos serviços, especialmente nas áreas criativas. Para além de freelancers, os estúdios de design trabalham desta forma, no entanto, para estes casos, a localização do prestador de serviço não deixará de ser um factor relevante para o orçamento, mais caro nas grandes cidades do país, como Lisboa e Porto.
Faça o seu pedido sem compromisso
Preencha um breve questionário explicando-nos aquilo de que necessita.
Receba vários orçamentos grátis
Compare as diferentes propostas, perfis, portefólios e avaliações.
Realize o seu projecto rapidamente
Converse com os e as profissionais e escolha aquele/a que melhor se adapta às suas necessidades.
- Informação sobre custosScrum Master
- Poderá também gostarBrand MarketingComunicação de MarketingConsultoria em Vendas SociaisCRMEstratégia de MarketingGeração de LeadsGestão de ContaGestão de MarcaGestão de ProdutoGestão de VendasVer mais